Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

As propostas de Comunicação serão analisadas pelos coordenadores dos Grupos de Trabalho nas quais foraminscritas, segundo sua pertinência em relação à ementa proposta pelo GT e a qualidade do trabalho apresentado.

Os coordenadores dos Grupos de Trabalho poderão decidir entre: aceitar a proposta; recusar a proposta; solicitaresclarecimentos ou sugestões de adequação à ementa de sua sessão.

Deverão ser selecionados um mínimo de 6 e um máximo de 15 participações para cada Grupo de Trabalho.

Os coordenadores dos Grupos de Trabalho deverão enviar, até 20 de março de 2019, a lista com as comunicaçõesselecionadas para seu GT com os respectivos pareceres. O envio deverá ser feito via sistema de submissão.

Cabe,ainda, aos coordenadores dos Grupos de Trabalho o envio da organização das mesas de comunicações, via e-mail museologia@unb.br, com a indicação opcional de nomes dos moderadores.

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

APRESENTAÇÃO

A Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia em seus V e VI Encontros anuais, ocorridos em 2012 em Petrópolis e 2013 no Rio de Janeiro, respectivamente, idealizaram o Seminário Brasileiro de Museologia – SEBRAMUS, que nasce com o desafio de ser um espaço de construção solidária e dialógica da Museologia no cenário nacional. Tem como objetivo se afirmar como locus privilegiado de discussões acadêmicas, contribuindo para a  divulgação qualificada da produção científica dos professores e pesquisadores da área.

O 1º Seminário Brasileiro de Museologia foi sediado pelo Curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, entre 12 e 14 de novembro de 2014. O evento é aberto a todos interessados e abrange diversas áreas do campo da museologia: perspectivas acadêmicas, patrimônio e memória, história dos museus e coleções, museus e políticas públicas; processos de salvaguarda e comunicação. A REDE DE PROFESSORES E PESQUISADORES DO CAMPO DA MUSEOLOGIA Instância de mobilização profissionais da Museologia que atuam no ensino e pesquisa,  a Rede de Museus, pela própria constituição fluída não tem amarras jurídicas. No entanto, tem representatividade, pelos atores com fins comuns que interagem solidariamente no grupo. Ao longo dos seis anos de sua existência,  se apresentou como um fórum eficaz no encaminhamento de questões que afetam o ensino da Museologia. Contudo, frente às experiências adquiridas e ao crescimento do campo museológico no cenário nacional, os membros da Rede se deparam com um novo desafio: fomentar a produção acadêmica da área.

É inegável o avanço do campo da Museologia no Brasil, nos processos de formação profissional nos cursos de graduação e na pós-graduação stricto sensu, na ampliação das instâncias públicas oficiais, no corpo normativo legal e na diversificação dos locais de atuação. Apesar desses avanços, constatase a carência de um fórum permanente, de natureza acadêmica e específico da área, no qual os pesquisadores atuantes nos cursos de formação universitária e nas instituições de pesquisa, pudessem divulgar suas produções científicas, tendo como interlocutores profissionais com interesses convergentes. Assim, a Rede de Professores e Pesquisadores do Campo da Museologia se mobiliza para propor e apoiar a realização iniciativas dessa natureza.

COMITÊ ORGANIZADOR

Carlos Alberto Santos Costa | UFRB

Elizabete de Castro Mendonça | UNIRIO

Emanuela Sousa Ribeiro | UFPE

Letícia Julião | UFMG

Luiz Henrique Assis Garcia | UFMG

Manuelina Maria Duarte Cândido | UFG

Mário de Souza Chagas | UNIRIO

Paulo Roberto Sabino | UFMG

COMITÊ CIENTÍFICO

Carlos Alberto Santos Costa | UFRB

Elizabete de Castro Mendonça | UNIRIO

Letícia Julião | UFMG

Helena da Cunha Uzeda | UNIRIO

Manuelina Maria Duarte Cândido | UFG

Mário de Souza Chagas | UNIRIO

Marília Xavier Cury | USP

Rita de Cassia Maia da Silva | UFBA

Yára Mattos | UFOP

Zita Rosane Possamai | UFRGS

REDE DE PROFESSORES E PESQUISADORES DO CAMPO DA MUSEOLOGIA - REDE ( 2014 - 2015)

Carlos Alberto Santos Costa | UFRB  (Coordenador)

Elizabete de Castro Mendonça | UNIRIO (Coordenadora)

ALUNOS VOLUNTÁRIOS

DIAGRAMAÇÃO

Diego Almeida Lopes

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Escola de Ciência da Informação Av. Antônio Carlos, 6.627 - Campus Pampulha CEP 31270-901 - Belo Horizonte / MG

E-mail: colgradmuseo@eci.ufmg.br

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .