Última alteração: 2020-07-12
Resumo
Desde a aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação, e o surgimento, na década de 80 da Realidade Virtual, que permitiram aos museus criarem um espaço mais interativo e flexível, que debates sobre o ciberespaço vêm sendo fomentados por profissionais e pesquisadores dos temas museológicos. Assim, o museu vem ao longo dos séculos utilizando das novas tecnologias para manter uma comunicação mais próxima com o usuário. Com o advento da internet, a herança cultural mantida pelos museus se tornou mais acessível, permitindo uma constante atualização do seu acervo, além de ampliar suas atuações. O novo contexto, imposto pelo progresso tecnológico, permitiu a inserção das Novas Tecnologias nos museus Brasileiros, agrupando o ambiente da Web, e criou novas exigências, incitando transformações nas ações museais. A pergunta de partida: como os museus virtuais, que se manifestam através da Internet, fazem uso das Tecnologias da Comunicação e Informação? O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os museus virtuais brasileiros. A metodologia utilizada foi levantamento bibliográfico, documental e conceitual, estudos sobre termos e conceitos como ‘cibermuseologia’, ‘museu’, ‘virtual’,‘digital’, ‘webmuseu’, ‘cibermuseu’, ‘patrimônio digital’ e ‘patrimônio virtual’. Além disso, o presente projeto de pesquisa coletou dados, a partir da necessidade de obter informações e apresentar levantamentos quantitativos e qualitativos sobre os museus virtuais no Brasil, de acordo com as pesquisas desenvolvidas por órgãos como o Instituto Brasileiro de Museus- IBRAM. Como resultado, a pesquisa entendeu que os museus virtuais são importantes ferramentas de experimentação, conceituando aqui o Museu Virtual, como algo ainda em processo, que não precisa está ligado a uma materialidade. O estudo sobre os 36 Museus Virtuais, da plataforma Museusbr possibilitou compreender a relevância do uso das TICs para a pesquisa, salvaguarda e comunicação das informações, desde que essas instituições criem um sistema de representação, organização e recuperação dos dados, para efetuar a análise da informação, que permita a conexão dos produtores e usuários no acesso dos conteúdos dos sites, ampliando os seus processos museológicos. Assim, observou-se que a maioria dos museus virtuais da plataforma realizam o processo de musealização através da pesquisa, por meio da produção de conhecimento; da seleção e aquisição dos objetos que farão parte do acervo; da construção de significados; e da comunicação, através das exposições e divulgação da informação ao usuário. No estudo de caso, observamos que o Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da Universidade de Brasília (MVCTUNB), pode ser considerado um museu digital, já que as coleções de imagens são gravadas digitalmente, podendo ser acessado por meio eletrônico. Ao longo da pesquisa, concluímos que para tornar esse ambiente, um espaço de interação, algumas possibilidades se apresentam, como a criação de uma Rede de produção e compartilhamento, para que os dispositivos tecnológicos possam ser melhor aplicados. Reconhecendo que a Museologia pode contribuir no aporte teórico e conceitual na instrumentalização das TICs, através dos estudos realizados pelos pesquisadores ao longo dos últimos anos, a partir da subárea Cibermuseologia.