SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 3 Sebramus

Tamanho da fonte: 
MIRANTE E DESAPEGO: OBRA EM DESLOCAMENTO, DIFERENTES LUGARES E UM SÓ MUSEU.
Marisa de Oliveira Mokarzel, Rosangela Marques de Britto, Werne Souza Oliveira

Última alteração: 2019-07-26

Resumo


Os inúmeros deslocamentos de uma obra do artista paraense Armando Queiroz, localizada no Jardim de Esculturas do MUFPA e seu posterior desaparecimento do ângulo de visão, nos instigou a  refletir  acerca  dos  processos  de  salvaguarda  e  comunicação  museológica  de  uma  obra  de  arte conceitual e seus modos de aparição e desaparição em um museu universitário voltado às artes visuais. As reflexões desta comunicação fazem parte da pesquisa “Coleções e Artistas Plásticos e Visuais do Acervo  do  Museu  da  Universidade  Federal  do  Pará  (MUFPA):  Pesquisa  sobre Arte  e  pesquisa  em Arte”,  que  contou  com  o  apoio  do  Edital  de  Acervos  de  2015  da  Pró-Reitoria  de  Pesquisa  e  Pós-graduação  (PROPESP)  da  Universidade  Federal  do  Pará  (UFPA).  A  metodologia  da  pesquisa aproximou  o  campo  da  Arte  Contemporânea  (história  da  Arte  e  crítica  de  Arte)  ao  campo  da Museologia e  Patrimônio,  no  que  se  refere  ao  processo  de  documentação  museológica.  Os recursos adotados foram entrevistas semiestruturada com o artista e curadora, aplicação de questionário com o público. Ao  final  tecemos  algumas  reflexões  acerca da  dificuldade  de  realização  de  pesquisas  e  da documentação  museológica  de  duas  obras  de  arte  conceitual  do  artista,  intituladas  de  Mirante (escultura em  madeira/módulos  de  2006)  e  Desapego  (performance  para  vídeo  de  2012).   O  contato com  uma  obra  conceitual  específica,  salvaguardada  em  um  museu  universitário  como  MUFPA estabelece  vínculo  com  a  definição  de  museu  e  suas funções  que  decorrem  de  sua ação  que  inclui: preservação, pesquisa, comunicação, educação, exposição, mediação, gestão, arquitetura.  Articular e refletir  sobre  o processo pelo  qual  passou  a  obra  Mirante/Desapego  de Armando  Queiroz  contribui para o estudo desse fenômeno em pleno desenvolvimento no mundo dos museus, como o conhecemos com seu papel de salvaguardar memórias.

Palavras-chave


MUFPA; Arte Conceitual; Documentação Museológica; Armando Queiroz; Desapego

Texto completo: PDF