SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 3 Sebramus

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O JOGO 3D COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM SOBRE ARTE PÚBLICA
Mônica de Nazaré da Costa Pereira, Dávison Cirilo Queiroz Miranda, Rian Araújo Moraes, Ubiraélcio da Silva Malheiros

Última alteração: 2019-07-26

Resumo


O presente trabalho aborda a relação  entre arte e  cidade, especificamente  o estudo da arte pública  ̶  monumentos, espaços culturais e intervenções instalados nos espaços urbanos – fomentando a leitura do lugar ao qual pertencemos, criando-se assim um recurso pedagógico para ser usado  em sala de aula de forma didática e lúdica. A partir disso, o Grupo de Estudos sobre Arte Pública - Belém, por meio do projeto “Arte pública como recurso pedagógico: a cidade conta sua história”, projetou um aplicativo de jogo eletrônico para ser utilizado por professores e alunos, aliando o lúdico à tecnologia, ampliando as possibilidades de aprendizagem sobre o ensino de Artes e a história da cidade. Busca-se que o jogo possa levar ao aluno a conhecer um pouco da cultura e patrimônios do espaço em que vive, utilizando-se como roteiro inicial a Praça da República, Belém. Este projeto tem reunido discussões acerca  do  tema  fundamentados  por  SILVA  (2005),  FERRARA  (1988),  KISHIMOTO(2011), LIBANÊO (1994), COSME e MALHEIROS (2015). Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira deve possibilitar estreitar as relações entre o estudo da arte, cultura e sociedade, com a educação, buscando teóricos que norteiem a discussão sobre os  principais  temas,  afirmando  a  importância  do  lúdico  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  na disciplina de artes, assim como ampliar as possibilidades de interdisciplinaridade, haja vista que esse estudo  da cidade  e  seus  patrimônios  também  fazem  parte  de  conteúdos  em  outras  disciplinas  como história  e  geografia. A  pesquisa  de  campo  dentro  dos  próprios  espaços  urbanos  deve  mapear  onde estão instalados os objetos artísticos. Sendo assim, propõe-se pensar sobre a importância do teor dessa pesquisa, incorporada a criação de um recurso pedagógico, que alie educação à tecnologia, propondo um novo olhar e atitudes do transeunte ao seu próprio lugar de convivência.

Palavras-chave


arte pública; lúdico; educação

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