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O JOGO 3D COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A APRENDIZAGEM SOBRE ARTE PÚBLICA
Última alteração: 2019-07-26
Resumo
O presente trabalho aborda a relação entre arte e cidade, especificamente o estudo da arte pública ̶ monumentos, espaços culturais e intervenções instalados nos espaços urbanos – fomentando a leitura do lugar ao qual pertencemos, criando-se assim um recurso pedagógico para ser usado em sala de aula de forma didática e lúdica. A partir disso, o Grupo de Estudos sobre Arte Pública - Belém, por meio do projeto “Arte pública como recurso pedagógico: a cidade conta sua história”, projetou um aplicativo de jogo eletrônico para ser utilizado por professores e alunos, aliando o lúdico à tecnologia, ampliando as possibilidades de aprendizagem sobre o ensino de Artes e a história da cidade. Busca-se que o jogo possa levar ao aluno a conhecer um pouco da cultura e patrimônios do espaço em que vive, utilizando-se como roteiro inicial a Praça da República, Belém. Este projeto tem reunido discussões acerca do tema fundamentados por SILVA (2005), FERRARA (1988), KISHIMOTO(2011), LIBANÊO (1994), COSME e MALHEIROS (2015). Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira deve possibilitar estreitar as relações entre o estudo da arte, cultura e sociedade, com a educação, buscando teóricos que norteiem a discussão sobre os principais temas, afirmando a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de artes, assim como ampliar as possibilidades de interdisciplinaridade, haja vista que esse estudo da cidade e seus patrimônios também fazem parte de conteúdos em outras disciplinas como história e geografia. A pesquisa de campo dentro dos próprios espaços urbanos deve mapear onde estão instalados os objetos artísticos. Sendo assim, propõe-se pensar sobre a importância do teor dessa pesquisa, incorporada a criação de um recurso pedagógico, que alie educação à tecnologia, propondo um novo olhar e atitudes do transeunte ao seu próprio lugar de convivência.
Palavras-chave
arte pública; lúdico; educação
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