SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 3 Sebramus

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BRASÍLIA SOB A ÓTICA DA MUSEOLOGIA SOCIAL: ESTUDO DE CASO DA RESTAURAÇÃO DA IGREJINHA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Meiriluce Santos Perpetuo, Heloisa Helena F. Gonçalves da Costa

Última alteração: 2019-07-25

Resumo


Pensada durante um século e meio e, finalmente, construída por Juscelino Kubitscheck entre 1957  e  1960,  Brasília  é  resultado  de  um  projeto  modernista  ímpar  no  cenário  mundial,  sendo considerada um museu a céu aberto. De autoria do arquiteto e urbanista Lucio Costa, com um conjunto de obras consagradas do também arquiteto Oscar Niemeyer e de artistas que marcaram o movimento modernista, a cidade reúne um singular conjunto arquitetônico e artístico, cuja originalidade e beleza lhe rendeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Entretanto, em 2008, a cidade se viu sob  o  risco  de  perder  tal  status,  passando a figurar  na  lista  dos  bens ameaçados,  após denuncia  do Comitê Nacional do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos/Brasil) à UNESCO, por meio  do  documento  Ameaças  à  Brasília,  Patrimônio  Cultural  da  Humanidade.  A  preocupação  é compreensível, uma vez que são evidentes perdas e alterações, tanto no plano urbanístico, quanto em monumentos  e  obras  de  arte  pontuais  espalhados  pela  cidade.  Diante  disso,  é  apresentado  o emblemático caso da restauração da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima - aqui tratada como um objeto museológico -, com a substituição de um afresco do italiano Alfredo Volpi (1869-1988), perdido em circunstâncias  controversas  e  não  esclarecidas,  e  substituído  por  outro  do  artista  local,  Francisco Galeno, fato que gerou conflitos entre o Instituto de Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional e a comunidade.  Tecendo  reflexões  acerca  dos  desafios  das  cidades  musealizadas,  considerando  os significados  simbólicos  que  os  monumentos  e  objetos  detêm  e  dialogando  com  os  conceitos  e perspectivas teóricas relacionados à Museologia Social, a proposta tem como objetivo geral o estudo Brasília  um  museu  a  céu  aberto,  demonstrando  que  o  patrimônio  se  insere  na  memória  popular, integrado-se à sociedade e promovendo processos de identidade e cidadania.

Palavras-chave


Brasília; Igrejinha Nossa Senhora de Fátima; Restauração; Museologia Social

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