SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA - SEBRAMUS, 3 Sebramus

Tamanho da fonte: 
UM DIÁLOGO ENTRE ESCOLA E MUSEU NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Carolina Barcellos Ferreira

Última alteração: 2019-07-24

Resumo


Na presente apresentação pretendemos sintetizar o processo de construção de um material pedagógico  voltados  para  professores  e  estudantes  no  combate  à  intolerância  religiosa  através  da discussão sobre a formação dos acervos de três museus da cidade do Rio de Janeiro, a saber: Museu Histórico Nacional, Museu Nacional e Museu da Maré. Refletindo sobre a necessidade de discutir a questão do respeito à diversidade, recorrendo a uma bibliografia que situa as demandas de escolas e museus no tocante à análise das heranças africanas na cultura nacional e finalizando com análise da experiência de um grupo focal formado por alunos do oitavo ano de uma escola pública da cidade do Rio  de Janeiro,  defendemos  que  a  questão  do  combate  à  intolerância  religiosa  deve  fazer  parte  das reflexões destes dois espaços educativos.

Palavras-chave


Intolerância religiosa; Museu; Escola

Texto completo: PDF