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FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS DO MUSEU ANTROPOLÓGICO E ETNOGRÁFICO ESTÁCIO DE LIMA: PRIMEIRAS CONCLUSÕES (OU PROVÁVEIS CONCLUSÕES) DE UMA PESQUISA EM PROCESSO
Última alteração: 2019-07-19
Resumo
Neste texto apresentamos considerações sobre o Museu Antropológico e Etnográfico Estácio de Lima, sua história, coleção e exposição, a partir de pesquisas em documentos do referido Museu, depositados no Departamento de Polícia Técnica da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, órgão ao qual o mesmo estava ligado. Fechada, desde alguns anos, este Museu é emblemático no quadro das representações do Estado relativas às dinâmicas culturais afro-brasileiras, notadamente o candomblé, a partir da perspectiva da criminalidade e costumes. Seu acervo de objetos afro-religiosos era exposto ao lado de objetos referentes à criminalidade e a desvios patológicos, em um discurso museológico e expositivo que dava continuidade aos argumentos científicos racializados e racistas do final do século XIX e primeiras décadas do século XX. A pesquisa atual faz parte do nosso Projeto de Pesquisa: Coleção Estácio de Lima – Tratamento, Estudo e Divulgação de uma coleção testemunha da intolerância, iniciado com o estudo da coleção de artefatos afro-religiosos, depositados em comodato no Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia, desde 2010. Esgotada a primeira fase, partimos agora para investigar a instituição como um todo, buscando entender a articulação do módulo afro-brasileiro com os demais. A principal dificuldade encontrada é o acesso a documentos, inclusive sem a certeza de que os mesmos existem. Neste momento realizamos a leitura de mais de uma centena dos livros de Queixas e Ocorrências da Delegacia de Jogos e Costumes, que tratava do controle dos terreiros de candomblé, na primeira metade do século XX. Nosso objetivo é identificar relações entre esta Delegacia e o acervo depositado no Museu. As informações que apresentamos neste texto referem-se, basicamente, aos fragmentos de textos expositivos, etiquetas, relatórios, entre outros, do próprio Museu e visam possibilitar uma melhor compreensão do que era o seu espaço expositivo e quais os conteúdos eram apresentados.
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